Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





terça-feira, 30 de março de 2010

Domingo de Ramos



Uma multidão de fiéis saiu em procissão da Igreja de Nossa Senhora das Graças em direção a Igreja Matriz, para festejarem o Domingo de Ramos. Segundo Manoel Dias, professor e Agente Pastoral da Paróquia de São Sebastião, "o Domingo de Ramos marca o início da celebração da Semana Santa em que se festeja a entrada de Jesus em Jerusalém. Neste dia Jesus foi aclamado rei e recebido pelo povo com ramos de oliveira. Esta data inicia as celebrações oficiais da Semana Santa: Paixão, Morte e Ressureição de Cristo".

quinta-feira, 25 de março de 2010

Imagens e metáforas



"É necessário associar sistematicamente o ato da consciência criadora ao produto mais fugaz da consciência: a imagem poética...Em sua simplicidade, a imagem não tem necessidade de um saber. Ela é a dádiva de uma consciência ingênua. Em sua expessão, é uma linguagem criança. Para bem especificar o que pode ser uma fenomenologia da imagem, para especificar que a imagem vem antes do pensamento, seria necessário dizer que a poesia é, mais que uma fenomenologia do espírito, uma fenomenologia da alma. deveríamos então acumular documentos sobre a consciência criadora" (Bachelard)


Estas são algumas das imagens poéticas em Itambé, que têm encantado a janela da minha alma, o meu olhar

terça-feira, 23 de março de 2010

O vazio das horas




Nossa, que loucura! Estar praticamente sozinho em uma cidade, para realizar um trabalho solitário...Eu ando pelas ruas a procura de acontecimentos, situações, imagens, pessoas...Mesmo sendo filho da cidade, ainda estou me readaptando com o tempo daqui..E observar e ser observado tem sido um grande exercicio!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Fontes de sabedoria

Eu, na casa do Sr. Paulo Arruda, uma das minhas primeiras fontes aqui...Nesta visita ele estava me mostrando o livro "Revista Histórica de Conquista - de Anibal Viana - Volume 1" onde podemos encontrar várias informações sobre o surgimento de Itambé...
Crédito da foto: Luciana Oliveira.

domingo, 14 de março de 2010

Andar com fé...


Os meninos da igreja em mais um dia de trabalho...Na cidade todas as comunidades estão em atividades e se preparando para a Semana Santa.

sábado, 13 de março de 2010

Encontro de professores


04 de março, quinta feira, todos os professores ligados ao município se encontraram no Cine-Teatro para a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2010. Uma oportunidade para encontrar amigos, trocar idéias e colocar o papo em dia.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Chove...


No horizonte, as nuvens anunciam chuva. Tudo que os habitantes da cidade esperavam.

...Chuva


Para assim, lavar as ruas da cidade e me prender entre as quatro paredes de meu castelo...Depois de tanto sol é muito bonito ver a cidade cinza.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Na mídia
























Olha que bom, a foto do garoto na barraca de dvd´s piratas foi publicada hoje no jornal Correio da Bahia. Vamos torcer para que o trabalho realizado em Itambé, repercuta em várias partes,
em vários meios...

terça-feira, 9 de março de 2010

Ir e vir



Inspiradoras essas barracas de roupas. As cores e as formas soltas ao vento, cabeças dependuradas, corpos sem pés nem cabeça...Mulheres sem cabeça...Lendas, mitos e causos em versão moderna.

Atrás das cores

Nas andanças o que mas me chama a atenção são as cores da cidade, as forma como as pessoas se deslocam, se comunicam. Na feira temos tempo para observar e ser observado.












Com o tempo livre até as crianças estão de olho na pirataria
Tempo, tempo, tempo...Aqui a gente pode sentir o tempo, ver o tempo, tocar o tempo...






A rotina


Os dias passam lentamente em Itambé. Preciso me readaptar ao ritmo da cidade. Sendo assim, caminho sem destino, passo por ruas, praças, pessoas com um olhar de quem está ali pela primeira vez. Encantado com o que vê, curioso para descobrir detalhes, novas informações, outros caminhos.
Os funcionários deste parque de diversão também estão aprendendo a sentir o tempo passar.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Outra apresentação da noite foi do grupo de capoeira da cidade...Quem souber o nome deste grupo me mande como comentário.

Mais aula inaugural


No dia seguinte, 23.02.2010, fui com Cíntia Gusmão, minha parceira de longas datas e professora de Educação Física, na aula inaugural do Centro Educacional Gilberto Viana, um colégio criado pela Igreja Católica, muito importante na cidade.A aula aconteceu na casa de eventos "Empório" e contou com o grupo Hitmus e o cantor Denny Fly como convidados...
Na foto, uma parte do grande número de alunos que compareceram.

Agora, Cida entre os dançarinos.

Outra apresentação da noite ficou por conta do grupo de dança Hitmus, dirigido pela coreografa Cida Lemos. Para quem não sabe eu já dancei muito com ela e sinto muita falta do tempo que trabalhávamos juntos.

Início do ano letivo em Itambé


Já cheguei querendo me informar do que está acontecendo na cidade. A convite de Manoel Dias, professor de Português e Literatura, além de meu amigo de infância, fui no Colégio Estadual Polivalente de Itambé, onde eu concluí o ensino fundamental, para assistir a aula inaugural (22.03.2010). Na noite pude conhecer o cantor Denny Fly (foto)...

Da janela do meu quarto...


Esta é a visão que tenho das minhas janelas...Durmo e acordo admirando este imenso vale...

Meu castelo de areia


Se Itambé voltará a ser minha casa, este casarão, um dos mais antigos da cidade, datado de 1935, será meu abrigo e o QG do projeto. Este sobrado foi muito presente na minha infância. Brinquei muito com os filhos e filhas de seu Chico, o proprietário, já falecido...Agora estou aqui dentro, vivendo um pouco mais desta história...Quem quiser é só aparecer, aqui dentro tem espaço para todos.
Ah, vale lembrar que eu só ocupo a parte superior, que já está de bom tamanho.

Em casa


Bom, agora é fato: dia 22 de fevereiro, 7 da manhã, desembarco na rodoviária provisória de Itambé, para uma longa temporada em função de minha pesquisa no Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. A partir de agora será um ir e vir sem fim. Mas, o mais gostoso vai ser estar aqui dividindo tudo isso com vocês que acompanharão este diário de bordo.
Na foto, uma parte do centro da cidade e suas palmeiras imperiais.