Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ler a/na cidade!

Convocatória:
Depois de apresentar um artigo sobre o poder do teatro no cotidiano das cidades como parte da programação do Simpósio Internacional “Teatro: estética e poder” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e conferir uma palestra na Universidade Nova de Lisboa, sobre o processo que envolveu a escrita do livro “O teatro invadindo a cidade” de minha autoria, e que teve Itambé como base para a pesquisa é que venho propor a realização da ação cênica “Ler a/na cidade”. Durante minha estadia em Portugal, precisamente na cidade de Lisboa fui questionado várias vezes a respeito da continuidade de minhas proposições artísticas e políticas junto aos moradores da cidade e me veio a necessidade de propor essa ação também estimulado pela iniciativa de um grupo de professores do Colégio Gilberto Viana    que organiza o evento “Biblioteca Itinerante”.
Considerando a leitura uma forma de ver e ler o mundo é que proponho essa nova ação cênica e para isso preciso da participação dos interessados em viajar pelo mundo da leitura, mas também em refletir a cidade através do encontro que o ato de ler pode nos proporcionar.
Assim, quem tiver interesse em participar, nos encontraremos no dia 18/12 às 17:00hs na Praça da Igreja Matriz onde definiremos em conjunto, os princípios da ação que acontecerá no dia 19/12 à partir das 16:00hs. Pessoas de todas as idades são bem vindas e não é preciso estar vinculado a nenhuma escola!
Basta aparecer, qualquer dúvida resolvemos pelo facebook!
 
 






3 comentários:

  1. Nossa! Fico feliz em saber que o projeto do CEGV serviu de inspiração para ti. Dia 18 estarei lá com certeza. Ler sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Principalmente você querida Elis é uma inspiração para mim!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo! Em abril deste ano, fiz uma postagem no meu blog com trechos do seu livro, que gostei muito, sobre questões ligadas ao espaço público e ao que ele poderia (pode) trazer para a vida das pessoas. Você respondeu depois, mas eu não recebi notificação do blog e só vi seu comentário esses dias. Respondi pra você lá, mas como não sei se você recebeu, estou entrando em contato aqui. Dá uma olhada. No blog tem meu email para mantermos contato e trocarmos mais ideias. Um abraço e até mais! Ricardo.

    ResponderExcluir