Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quinta-feira, 27 de março de 2014

O teatro "invadiu" a cidade!


Em março de 2010 eu cheguei em Itambé depois de muitos anos distante. Cheguei para realizar a pesquisa de campo do meu Mestrado em Artes Cênicas e por lá vivi seis meses de intensa investigação artística juntamente com os habitantes da cidade, meus conterrâneos.
O Casarão Vila Diolinda foi escolhido, estrategicamente, por se localizar num ponto central da cidade, para me abrigar e ser sede do projeto “Pedra Afiada: um convite para o teatro invadir a cidade”, título de minha dissertação, orientado pela querida professora Angela Reis.
Durante esse período me envolvi e fui envolvido em todas as questões do cotidiano da cidade. Conheci pessoas, visitei lugares, frequentei reuniões e cada dia me dedicava a entender que relação existia entre os itambeenses e a cidade. Dessas reflexões iam surgindo as ações cênicas que começaram a movimentar o cotidiano da cidade e a enriquecer ainda mais nossas avaliações. Os habitantes daquela pequena cidade estavam cansados de esperar um futuro melhor, já não aguentavam mais viver do passado e o presente não agradava a todos. Muitos jovens deixavam a cidade em busca de oportunidades e novos horizontes, os adultos já se viam meio que sem perspectivas.
A cidade vivia um silêncio, uma pausa, e eu lá, no meio de tudo isso, querendo mudar alguma coisa, desejando estimular os moradores a agir cenicamente, a reclamar por uma vida digna e o direito à arte!   
Esse trabalho foi defendido em março de 2011. Em 2012 a dissertação foi adaptada ao formato de livro e submeti ao conselho editoria da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) que aceitou publicar o livro. Daí me veio o medo como o medo quando se sabe que se vai ter um filho, mas assumi o risco e me lancei nessa nova experiência de ser autor.
“O teatro invadindo a cidade” foi o título escolhido para a obra que já foi lançada em Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, Salvador/BA e na cidade de Lisboa em Portugal.
Depois de toda essa batalha, dia 21 de março de 2014, eu e um grupo de amigos lançamos em Itambé o livro acompanhado de um coquetel e uma exposição com fotografias que ilustram o livro.
O lugar escolhido foi o Bar Caçuá, o bar de Caio, o bar da Praça do D, uma rua escondida nas proximidades da Praça da Prefeitura, a Praça Osório Ferraz. 50 pessoas foram convidadas entre amigos, colaboradores e representantes de instituições de ensino. Com o apoio da EDUFBA esses 50 convidados foram presenteados com um exemplar do livro com a missão de multiplicar, de fazer ecoar as vozes representadas ali naquelas páginas. O intuito inicial de fazer o itambeense refletir a sua condição de parte daquele coletivo urbano agora estava materializado nas mãos de alguns moradores da cidade.
E com a ajuda de parceiros eternos como Manoel Dias, Cíntia Gusmão e Cris Melo Gusmão uma noite especial e mágica foi proporcionada a todos esses amigos que são referência na cidade. É importante esclarecer aos outros companheiros da cidade que essa amostragem de 50 convidados foi feita com muita dor, pois tantos outros deveriam ser convidados, mas não tínhamos condições para isso, por isso o critério foi convidar quem participou mais ativamente das ações e também os representantes das Escolas. Mas a cidade estava ali, representada, e nosso desejo continua sendo o de mudar as sensações descritas no início desse texto, nossa luta é a de vencer as barreiras e nos posicionar como responsáveis por nossa cidade e fazer dela um lugar digno e prazeroso de se viver e o que esse prazer seja recíproco: nós com nossa cidade e ela com seus filhos!

Agradeço imensamente a:
A Caio Vieira e sua mãe que receberam todos os convidados de forma carinhosa com seus caldos deliciosos.
A Cris Melo Gusmão, Cintia Gusmão, Nice Lopes, Elis Ney Pimentel, Manoel Dias, Neide Borges, Gianna Barbosa, Romuel Soubiraus, Thide Lira, Cida Lemos, Zizi Ferreira por estarem sempre presentes e prontos para tudo!
A Rapha Gusmão e ao blog Itambé Verdade pela cobertura!
A Maria Amélia Mota, Gildete Silva, Lói Viera, Gabriel Henri, Carlos Leonor, Tia Neuza, Angelick e Beto Bittencourt, Jeane Morais Ribeiro, Jota Brandão e Rejane Brandão, Tia Jarde, Gal, Pepê, Felipe, Glória, Raqueline, Nara Santos, Marcos Costa, Adriana Nolasco, Nivaldo, Callil, Lucinha Borges, Juca, Tony!
À TV Sudoeste, a Wesley Marques e à Band FM!
Aos visitantes ilustres Angelo Serpa, Luciana Oliveira, Adão Albuquerque e Alan Kardek!
A todos vocês o meu amor e agradecimento!!!




































Confira no vídeo abaixo o making of da matéria realizada pela TV Sudoeste ou veja diretamente no Youtube!

Um comentário: